No dia 6 de abril de 1483 nascia em Urbino, na Itália, Rafael Sanzio, conhecido apenas como Rafael, um dos mestres do Alto Renascimento junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Desde pequeno, Rafael já teve contato com a arte e a pintura. Talentoso, aos 17 anos era considerado um mestre. Em 1504, aos 21 anos, foi para a Florença e ficou impressionado com os trabalhos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Diante deste contato, introduziu em sua pintura inovações do movimento renascentista como chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra e o sfumato (esfumado), sombreado levemente atenuado. Depois de Florença, Rafael ficou 12 anos em Roma onde era um dos pintores mais requisitados e também passou a fazer trabalho para os papas, como Julio II e Leão X. Dos seus afrescos do Vaticano, os mais importantes são a "Disputa" (ou "Discussão do Santíssimo Sacramento") e a "Escola de Atenas". Em 1514, com a morte do arquiteto Donato Bramante, Rafael foi nomeado para continuar o projeto do Vaticano e assumiu as obras da basílica de São Pedro. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal. Seis anos depois, o pintor reforçou a mística em torno de si com uma morte prematura, justamente no dia em que completava 37 anos, após ser acometido por uma longa febre. Rafael foi enterrado no Panteão de Roma
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Pinturas Renascentistas
Introdução
O Renascimento Cultural foi um importante movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Entre os principais artistas deste período, podemos citar: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello, Botticelli, entre outros.
As obras renascentistas (pinturas, esculturas, livros) apresentavam características comuns:
- Resgate da estética da cultura greco-romana, principalmente a busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas;
- Antropocentrismo: valorização das capacidades artísticas e intelectuais dos seres humanos;
- Valorização da ciência e da razão, buscando explicações racionais para os eventos naturais e sociais;
- Valorização e interesse por vários aspectos culturais e científicos (literatura, artes plásticas, pesquisas científicas).
- Humanismo: conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc).
Pinturas Renacentista
Introdução
O Renascimento, ou Renascença, foi um importante movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Entre os principais artistas deste período, podemos citar:
PINTORES RENASCENTISTAS ITALIANOS
- Leonardo da Vinci
- Michelangelo
- Rafael Sanzio
- Sandro Botticelli
- Giotto
Botticelli (1444-1510) Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em Florença. Trabalhou na decoração da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antigüidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a atenção a leveza dos corpos esguios e desprovidos de força: eles parecem flutuar, expressando suavidade e graça.
Leonardo da Vinci (1452-1519) Maior figura da pintura renascentista, também da escola florentina, Leonardo considerava-se, em primeiro lugar, um cientista. Imaginou máquinas voadoras, estudou mecânica, geologia, ótica, hidráulica, anatomia, botânica e astronomia. Além de pintor foi desenhista, escultor, engenheiro e arquiteto.
Ticiano (1490-1576) Foi o maior pintor da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas. Suas obras têm um grande apego à vida e à beleza feminina. A paisagem, com freqüência, é mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna.
José de Arimatéia, Nicodemos e a Virgem Maria pegam Cristo no túmulo vigiado por Maria Madalena e São João Evangelista, Ticiano
Rafael (1483-1520) Da escola romana, destaca-se pela delicadeza de traços, pela conciliação do paganismo com o cristianismo e pelo equilíbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes convencionais, mas, com eminentes qualidades.
Michelangelo (1475-1564) Arquiteto, pintor, poeta e escultor, é difícil classificá-lo dentro das características gerais das escolas. A pedido do Papa Júlio 2, pintou o teto da Capela Sistina, dividindo-o em nove retângulos para contar a história da criação do mundo e do homem.
Leonardo da Vinci - MONALISA | Análise - YouTube
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2014/02/pinturas_famosas_do_renascimento.html#ixzz3anTQmu8G
Assinar:
Postagens (Atom)